Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Troglodytidae
 Swainson, 1831
Espécie: C. griseus

Nome Científico

Cantorchilus griseus
(Todd, 1925)

Nome em Inglês

Gray Wren


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Garrincha-cinza

A garrincha-cinza é uma ave passeriforme da família Troglodytidae.

Seu nome científico significa: do (latim) cantans, cantare = que canta, cantando, cantar; e do (grego) orkhilos = garrincha; e do (latim) giseus = cor de cinza, cinza. ⇒ Garrincha cor de cinzas que canta.

Recebia o nome científico de Thryothorus griseus.

Características

Mede 12,5 cm de comprimento. Possui a cauda curta para um Cantorchilus, recordando certos Myrmotherula (gênero da família Thamnophilidae), ainda mais pela plumagem cinza.

São predominantemente cinza, mas ligeiramente mais pálidos nas partes inferiores. Tem longa estria superciliar discreta e esbranquiçada. Face cinza com auriculares apresentando manchas escuras. Coroa e partes superiores de coloração cinza-chumbo uniforme sem marcas; garganta Esbranquiçada. As rêmiges são ligeiramente barradas, as primárias e secundárias são enegrecidas. Dorso escuro e cauda curta e barrada. A íris é de coloração âmbar, bico característico do gênero com coloração uniformemente acinzentada, tarso e pés cinza-azulado. (Zimmer, 2009)

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Forrageia aos pares ou em pequenos grupos. Alimentam-se forrageando sozinho, aos pares ou em pequenos grupos entre 1,5 e 18,0 metros acima do chão, mas mais frequentemente em uma altura entre 3 e 10 metros. Procuram alimentos quase que exclusivamente em emaranhados densos de cipós, ou em colunas verticais de cipós agarrados a grandes troncos, ou sob a copa de árvores menores sombreadas.

Reprodução

Possui hábitos reprodutivos pouco conhecidos. Um único ninho analisado apresentava cobertura abobadada e forma esférica, com a seguintes dimensões externas: comprimento (eixo horizontal) 16 centímetros; profundidade 15 centímetros; e largura no ponto mais largo com 9 centímetros. O ninho foi construído com fibras vegetais marrons e radículas entrelaçadas com algumas folhas. Internamente foi forrado com grama seca. (Zimmer, 2009)

Hábitos

Vive no sub-bosque e estrato médio de matas de várzea em suas bordas e clareiras, até os 200 metros.

Distribuição Geográfica

Endêmico do sudoeste da Amazônia, no estado do Amazonas, nos rio Javari e Alto Purus. Habita várzea ou floresta de transição do lado brasileiro do rio Javari. Todos os locais foram caracterizados por uma abundância de cipós e epífitas em todos os níveis, e por um bosque relativamente aberto. (Zimmer, 2009).

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos